domingo, 26 de abril de 2009

Arquivos rpgísticos...


Embora usuários mais novos da internet talvez não conheçam o GeoCities, esse serviço é certamente lembrado com muito carinho por aqueles que vivenciaram a "época clássica" da internet no Brasil (final de 1995 até meados de 2000).

Naquele tempo, o GeoCities não era apenas um serviço que oferecia hospedagem gratuita de sites; era "A" referência nessa área. Proporcionava espaço adequado, rapidez e ferramentas práticas de edição, de forma que milhões de usuários de todas as partes do mundo ali encontraram o espaço ideal para criar sua primeira página na internet. Eu aí incluído.

Ícones de um tempo em que páginas com mais de 50 kbytes eram "pesadas".

Para se ter uma idéia de sua popularidade, em meados de 1997 ele chegou a ser o quinto site mais visitado do mundo, e em janeiro/1999 foi adquirido pelo Yahoo! por 3,57 bilhões de dólares!

No entanto, os tempos mudaram. Seja pelo aumento da concorrência, seja pelo advento dos blogs, seja pela mudança do perfil dos internautas, o GeoCities foi perdendo pouco a pouco a sua popularidade...

...até que nesta última quinta-feira (23 de abril), o Yahoo! anunciou que encerrará o serviço até o final de 2009. Realmente um triste anúncio, em especial para usuários como eu, que mantenho uma página no GeoCities desde 1996.

Antes da aquisição pelo Yahoo!, o GeoCities trabalhava com um sistema de vizinhanças, onde sites de temas semelhantes eram agrupados para facilitar a consulta e o intercâmbio de informações entre os usuários. Por exemplo, "Times Square" era a vizinhança dedicada a games, aventuras interativas e RPG's. Naturalmente, era a minha casa. ^ ^

Antecipando-me ao fim, é para o Blogger que trago agora minha trouxinha de memórias rpgísticas. Como na mudança para uma nova residência, o blog ainda não está "com a minha cara", mas espero resolver isso em breve.

Ah, e sejam todos bem-vindos! : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário