quarta-feira, 24 de junho de 2009

Planescape


Planescape é um cenário de campanha do RPG Dungeons & Dragons (D&D), criado por David "Zeb" Cook, inicialmente publicado em 1994 pela TSR (hoje, Wizards of the Coast). Como o próprio nome sugere, o cenário abrange os vários planos de existência além do plano material (onde usualmente transcorrem as aventuras nos respectivos cenários), formando a cosmologia conhecida como Great Wheel (Grande Roda), que interliga a maioria dos mundos de Dungeons & Dragons através de portais mágicos interdimensionais.

Assim, Planescape permite que personagens de cenários distintos (por exemplo, Forgotten Realms e Dragonlance) possam se encontrar, ou até mesmo visitar seus respectivos mundos, embora o verdadeiro apelo do cenário esteja nos diversos reinos que compõem a Grande Roda, como os Planos Interiores (representando os elementos naturais, como o fogo, a terra, a água e o ar), os Planos Exteriores (representando os alinhamentos, assim como os domínios primários das divindades), o Plano Etéreo e o Plano Astral.

Em meio a tudo isso, e ostentando o título de "centro do multiverso", está a metrópole de Sigil, um nexo que interliga a tudo e a todos através de seus infinitos portais, e cuja simples existência já é motivo de assombro e desconcerto: afinal, o que pensar de uma cidade que possui a forma de um toróide (analogicamente, imagine a parte interna de um pneu), que flutua sobre o cume de uma montanha de altura infinita, onde convivem criaturas das mais diversas raças e alinhamentos, e onde anjos e demônios podem ser vistos andando pelas ruas... ou até mesmo bebendo juntos na mesma taverna? E olha que nem mencionei a enigmática governante de Sigil, conhecida como Lady of Pain (Senhora da Dor), cujo poder é capaz de manter todas as divindades do lado de fora de sua cidade, e cuja sombra é mortal a todos aqueles que forem encobertos por ela...

Aclamado por apresentar uma atmosfera rica e complexa, destacada dos demais cenários de fantasia convencional, Planescape oferece aos jogadores um cenário que mescla um pouco de Era Vitoriana e de Revolução Industrial, com uma atitude pseudo-steampunk. Nessa combinação habilmente costurada, onde as ideologias são mais fortes que a espada, os fãs de RPG's "cabeça" sentem-se em casa!

Planescape pode não ter sido atualizado oficialmente como cenário para D&D3 ou 4, mas Sigil e várias localidades da Grande Roda são frequentemente mencionadas em vários suplementos oficiais posteriores, como no Manual of the Planes (D&D3), no Planar Handbook (D&D3.5) e no recente Manual of the Planes (D&D4). Contudo, a iniciativa mais importante para atualizar o cenário partiu de um grupo de fãs que, recebendo inclusive a sanção da Wizards of the Coast, adaptou primorosamente o cenário para D&D3.5, e o (excelente) resultado pode ser conferido no Planewalker.com, onde as regras do cenário de campanha podem ser baixadas livremente.

Diferente de outros tantos cenários que desapareceram com a indisponibilidade de suas publicações, Planescape permanece vivo e vibrante, demonstrando na prática que as boas idéias não envelhecem tão cedo...